Nota

Ser filha também é difícil!

franFrancine é minha filha querida! Hoje conversando, ela me disse: Mãe, entendo que ser mãe é difícil, você se preocupa, quer saber onde estou, com quem ando, se envolver nas minhas decisões  e etc… mas ser filha também não é fácil, principalmente se for filha única. Porque eu preciso viver minha vida, fazendo as minhas escolhas, mas também preciso atender as expectativas de todo mundo, de você, do meu pai e dos meus avós, que não necessariamente são as minhas. Então fico dividida o tempo todo, não quero desapontar vocês, mas também quero viver a minha vida como acho melhor.

E sou obrigada a concordar com ela… Deve ser difícil driblar os pais para conseguir provar que nem tudo que pensamos ser o bom para ela, vai realmente ser. O modo com que eu quero que ela seja feliz pode não ser o que vai fazê-la feliz, aliás, acho difícil ela conseguir ser feliz se seguir o que eu penso. Ela é muito diferente de mim…

Portanto temos que encontrar um meio termo, chegar a um acordo em que, nas grandes decisões, ela nos envolva para podermos prepará-la ou mesmo ela nos preparar. Um exemplo disso é um desejo antigo dela: morar sozinha. Na verdade dividir um apartamento com uma amiga. Para isso, o primeiro passo é fazer as contas e ver se o salário sustenta a decisão. Depois encontrar um lugar que seja adequado e por fim encarar o dia a dia sem papai e mamãe.

Apesar de ter só 19 anos, vejo que a grande necessidade dela é ser independente e adiantar as dificuldades para amadurecer mais rápido e se sentir dona das suas decisões. Não entendo o por que dessa vontade, talvez sejamos sufocantes demais (apesar da educação mais liberal que tento dar). De toda forma, sou obrigada a admirar essa capacidade dela em se libertar do conforto e buscar uma vida mais simples porém sem abrir mão do valor primordial dela: liberdade.

Normalmente é o contrário, os filhos (principalmente do sexo masculino) querem cada vez mais ficar no conforto da casa dos pais. Muitos nem casam porque não querem abrir mão da comida, cama feita e roupa lavada – “sem ter que dar explicações sobre onde foi e que horas vai chegar”. Difícil encontrar mulher hoje que os faça trocar a casa dos pais por uma casa nova e mais, responsabilidades (mas esse tema das responsabilidades fica para outro post).

Enfim, se ser mãe é difícil, ser filha também é! Concordo com você filha! mas me orgulho da sua busca por responsabilidade e para querer provar para nós que você vai ser feliz vivendo do seu jeitinho!

Seja mais Fran, seja você!

2 comentários sobre “Ser filha também é difícil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s