Procrastinar

Imagem

Segundo o dicionário é o ato de adiar uma ação, na linguagem popular seria empurrar com a barriga. 

Para o procrastinador é um sofrimento, apesar de não parecer. O ato de ir levando a ação a ser feita para frente e ficar se envolvendo em outras atividades, gera um stress e uma ansiedade oculta. Apesar de estar fazendo outras atividades, talvez mais prazerosas, o procrastinado puro se sente culpado o tempo todo. Durante o tempo que deveria fazer algo, mas está empurrando, ele se sente culpado e depois de fazer e perceber que poderia ter feito melhor ou notar que o resultado não atingiu o objetivo, ele também sente culpa.

A pessoa que age dessa forma não o faz deliberadamente por preguiça, e sim por não conseguir ser diferente. É um hábito mais do que arraigado, chega a ser uma mania. Para mudar esse comportamento, é uma luta individual muito grande. 

Ela vai deixando para última hora até que se desespera e então precisa agir. Mas quando chega nesse limite, é garantido um sofrimento, pois fazer algo com pouco tempo e sob pressão não faz bem para o organismo. Deixar para última hora é se impor um sofrimento desnecessário.

Muitos precisam de tratamento para melhorar esse comportamento. Mas o primeiro passo a ser dado é reconhecer que é um procrastinador. Depois traçar metas pequenas para mudar o hábito e ir ganhando confiança em si próprio. A confiança de ter alcançado objetivos de forma diferente abre a mente e ensina novos caminhos para que a pessoa possa dar passos maiores depois.

Então, você que procrastina, faça diferente hoje! mude a ordem dos fatores: primeiro a obrigação, depois a distração!

Seja mais, seja você!

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s