O que significa o Natal para você?

Image

Venho de uma família com uma mãe tentando manter as tradições religiosas católicas e um pai que pouco acreditava em religião. Ele tinha a dele própria, acreditava numa força superior, mas não dava nome a Ele. Entendo que ele acreditava mais nele mesmo do que em qualquer outra coisa.

Enfim, no Natal minha mãe sempre gostou de assistir a missa do galo e ter o presépio montado em casa, já meu pai, gostava de montar a árvore (e os filhos tinham que ajudar), colocar as luzes de Natal, as músicas natalinas e ainda ter o famoso sino do Papai Noel batendo na hora que os presentes eram “entregues” por ele. 

Disso tudo, aprendi um pouco com cada um… com minha mãe, a parte da celebração do nascimento de Jesus e todo o significado que isso tem na nossa vida. Acredito que é um momento de celebrar a vida, o renascimento e renovar as esperanças para um novo ano. É uma data que fazemos questão de estar mais próximos das pessoas que são importantes para nós, que fazem diferença na nossa vida e que são nossa família (de sangue ou não). 

É um momento de refletir, perdoar e fazer as pazes com as pessoas e situações que te incomodam. 

No fim é apenas um dia com o mesmo número de horas, as mesmas pessoas e lugares que você tem acesso no ano todo, mas “nomear” a data e marcar no calendário faz com que sejamos induzidos a repensar prioridades, pessoas e situações. E como diz uma amiga minha (Juliane Pestana) é momento de celebrar a vida, mais do que qualquer coisa!

Image

Com meu pai aprendi o outro lado.. a parte dos rituais lúdicos. A árvore obrigatoriamente natural, com chocolatinhos pendurados (que eu e meus irmãos comíamos escondido dele), bolas e laços vermelhos, velas acesas que depois foram substituídas pelas luzes, cartões que recebíamos colocados um a um nos galhos e finalmente a estrela, na parte superior que era a cereja do bolo.

Image

Na hora dos presentes, nós tínhamos que ir para o quarto e ficar lá até o Papai Noel passar e deixar os presentes na árvore. Quando o sino tocava, era sinal de que podíamos descer as escadas porque ele já tinha passado em casa… A gente descia se atropelando, felizes por ver os tão queridos presentes debaixo da árvore, antes vazia.

Image

E ao fundo, tocava O Tannenbaum (http://br.bing.com/videos/search?q=m%C3%BAsicas+de+natal+alem%C3%A3s&docid=4504176415474569&mid=7DE592BCF087F414FDB07DE592BCF087F414FDB0&view=detail&FORM=VIRE2#view=detail&mid=7DE592BCF087F414FDB07DE592BCF087F414FDB0) …

Image

Então hoje vejo que o Natal significa para mim um pouco de cada um desses aprendizados. Celebar o renascimento, a vida, a família, os amigos e perdoar o passado, abrindo espaço para o novo e também ter o momento da brincadeira e fantasia que deve fazer parte do nosso dia a dia para sermos felizes.

Com esse post, quis dividir um pouco da minha visão sobre essa data e desejar para vocês um grande dia, com muito amor e carinho das pessoas que te fazem feliz.

Seja mais, seja você!

Um comentário sobre “O que significa o Natal para você?

  1. Nossa…que bom ler isso…os poucos anos que passei ao lado dele crescendo foram os melhores do universo…maiss como a vida não é fácil e devemos aprender sempre com ela ele fez a parte dele já por aqui a melhor coisa é quando nos recordamos dele meu coração fica confortável. Eu sinto falta dele no natal fazendo isso com os netos também e ao ler a lágrima vem no olho mais ei sei que onde quer que ele esteja não quer ver o maior orgulho dele que são nós tristes…Então so tenho a agradecer e falar que amo você mesmo vom essa distância. S22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s