Você trabalha com o que mesmo??

complexidadecomunicaçao   Cubo MidiasNesse último ano tenho sido abordada por amigos e conhecidos para entender exatamente no que eu trabalho hoje em dia… Mesmo os mais antenados e próximos do meu dia a dia,  não sabem bem qual o meu trabalho. Acredito que esse segmento de Rede Social é bastante novo até para os mais informados. O mundo tem girado mais rápido do que nossa capacidade de absorver novidades: seja pelo fato do quanto as pessoas mudam de empresas e cargos ou pelo fato dos diversos segmentos que nascem a cada ano.

Social Media Logotype Background

Enfim, hoje trabalho com consultoria, criação e implementação de rede social para empresas.  Isso significa que quando uma empresa precisa entrar no mundo virtual/digital, ela me contrata.

Conheço as redes sociais existentes e por ter trabalhado 20 anos com análise do comportamento do consumidor frente a muitos mercados, tenho capacidade analítica para entender e me comunicar com os diversos segmentos e perfis de público.

Primeiramente busco entender qual o perfil da empresa para indicar qual a rede mais adequada. Para algumas empresas, nem indico a criação de um site (algumas não entraram mesmo no mundo virtual). Porque o site é uma plataforma de comunicação mais estática e basicamente institucional. Alguns segmentos de mercado exigem o dinamismo vivo da rede social. O correto é analisar a necessidade de cada uma delas e acertar um caminho que seja consistente com a atividade em questão.

Hoje em dia, há diversas formas de se comunicar com o target. Muito se fala do micro-target, que de fato é uma solução para a busca de resultados. Dar um tiro no escuro e pagar para atingir todas as pessoas já foi um caminho, quando a comunicação em massa acontecia num único meio: horário nobre da Rede Globo. Mas atualmente, é fato que existe grande segmentação de público: as tribos, os nichos, dentre outros, o que nos indica que quanto mais direcionada for sua comunicação, melhor seu resultado.

Hoje, os consumidores (seus clientes), escolhem os canais que mais focam nas informações que querem receber. Eles não querem mais ler sobre tudo um pouco, querem “economizar” tempo, indo direto onde tem a informação que gostam de ler. Para isso assinam canais no youtube, curtem páginas – fanpage, se cadastram nos blogs, seguem empresas no linkedin e assim por diante. Eles filtram o que desejam ler, portanto, não adianta fazer mídia ou apenas fazer mídia para atingir TODO MUNDO.  Acho que nesse caso, vale a pena respeitar um pouco a lei de pareto, onde 20% responde por 80% das vendas. O importante para manter esses 20% é se renovar constantemente, ter excelência no atendimento e conhecer de perto seu cliente. Isso dá resultado! (eu já estava começando a discorrer sobre “vendas” que é um dos prazeres…, e que de fato, tem que ser o pano de fundo para qualquer investimento em comunicação. Não precisa ter a cara de vendas, mas a forma de seduzir para atingir o objetivo).

Voltando ao que eu faço, depois de escolher as redes sociais mais adequadas para a empresa, eu faço a criação e implementação dentro do cliente fechando com um plano para administrar. Normalmente, quem me contrata não consegue absorver a administração regular das redes, que significa buscar o conteúdo, postar nas redes e monitorar os resultados. Mas, caso o cliente prefira, eu também faço a parte de capacitar equipe para administrar os conteúdos e habilitar para o uso da ferramenta.

E por fim, a prestação de serviço também conta com apresentações regulares das métricas atingidas. Nada mais é do que mostrar o que foi feito e qual a visualização atingida através dos números de cada rede (curtidas, alcance, envolvimento, followers, visitas, perfil, etc). Nesse momento, aprovamos quais caminhos seguir para as próximas chamadas.

Em geral, fico 24h online, para poder acompanhar todo e qualquer comentário que seja nocivo na rede. A mediação de um comentário na rede social é feita por mim, baseada nos inputs da empresa sobre cada caso.

Além disso, tenho minhas páginas (EZ Branding Pessoal e Virtual), esse blog e um ecommerce focado em entretenimento – themindgames.com.br (jogos para estimulação cerebral – lógica, criatividade, memória, concentração, etc e mágica para adultos e crianças). Se dá tempo? sim, a organização e a disciplina tem sido minhas aliadas na programação dos posts e administração do tempo para cada atividade.

Web não é uma opção, é um caminho!!

Seja mais, seja você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s