Padrões de beleza e comportamento: Susi, Barbie e Monster High

Na minha infância o supremo da beleza era a boneca Susi.. eu e todas as minhas amigas queríamos ser a Susi. Ela era nosso ícone de beleza, simpatia e delicadeza.

Tinha um namorado, o Beto, que era meio sem vida, um pouco bobo por sinal. Nosso foco era ser a Susi e ter a casa e as roupinhas dela. O closet dela era bem reduzido, poucas roupas e lançamentos bem espaçados. Quando as habilidosas costureiras aprenderam a fazer os moldes para o corpo da boneca, ai sim, explodiu a moda Susi. Como para fazer usava pouco tecido, começou a existir grande variedade para vestir as bonecas. E se comprava na feira, bem baratinho.

susi noiva susi1 susi noive susibeto

 

Inicialmente ela era morena, cabelos escuros mesmo. Só foi “pintar” o cabelo depois que apareceu a concorrência: Barbie.

Logo, as mulheres da minha geração tiveram esse modelo de beleza para se inspirar ao brincar com o imaginário e sonhar com o futuro. Ser uma Susi e ter um namorado como o Beto (mesmo ele sendo sem sal). (obs: acho que ele ser sem sal tem a ver com a falta de um menino para dar vida ao Beto nas brincadeiras… nosso foco era a Susi e o Beto era mero coadjuvante porque não sabíamos fazer o papel de homem naquela época).

Na sequência veio a Barbie, loirona, alta, super maquiada e peituda! era toda gostosona e chamava a atenção nos quintais alheios. O armário da Barbie era muito mais elaborado que o da Susi, cheio de acessórios e brilhos. E quando fomos apresentadas para o namorado dela, o Ken, morremos de paixão. Ele sim era um “boneco” com presença. Com essa dupla, as brincadeiras de boneca ficaram mais animadas, até porque eles vinham com roupinhas combinadas (estilo executivo, beach, etc). Eles faziam e aconteciam nas rodinhas femininas infantis. Como já tínhamos crescido um pouco, também aprendemos a brincar melhor com as bonecas e o Ken.

barbie e kenken_barbie

 

E agora, o que temos para inspirar as meninas? as Monster High…

monster high1 monster high

 

Essa é a realidade na qual as meninas se identificam hoje. São as bonecas que exibem um estilo próprio, com atitudes únicas trazendo a diversidade e respeito ao outro com todas as suas maluquices. Ser diferente é comum entre elas, cabelos coloridos, maquiagem pesada, cílios postiços, saltos altíssimos, acessórios extravagantes e roupas inovadoras fazem parte desse grupo (algo Amy Winehouse vampirizada)

amy_winehouse

Elas continuam trazendo o corpo esbelto, bem magro, principalmente nas juntas. Os seios já não são tão grandes, proporcionalmente, o quadril não tão arredondado e possuem cores de pele, azul turquesa, meio acizentada etc. Porém, apesar dessa diversidade, ainda não abriram a “roda” para o padrão mais cheio, muito comum em qualquer cultura.

namorado monster.. namorado monster

 

Quando se fala em sexo masculino para as meninas Monster High, o padrão é algo andrógino. Um estilo bem diferente também. Cabelos coloridos, corpo esguio, tatuagens, óculos colorido, roupas elaboradas, rosto maquiado e um olhar que poderia ser feminino. Um deles até lembra a Fera (do A bela e a fera).

beast monster high Beauty-and-the-Beast

Ou seja, elas namoram meninos completamente diferentes do Beto e Ken. O que elas desenham para seu futuro são homens que quebram completamente os padrões das suas mães. Se antes o certinho e organizado era um modelo masculino aspirado pelas mulheres, hoje as crianças estão montando um novo modelo, que busca um misto de estilos e altera a beleza plástica tradicional, inovando e reformando os conceitos até hoje vividos por nós.

Dizer que é melhor ou pior é pura arrogância. As mudanças acontecem de forma sutil e tendem a se estabelecer conforme cresce o grupo de adeptos. A pergunta tem sua resposta  localizada no “quanto” esse padrão de beleza Monster High está inserido nas crianças.

O fato é que o mundo de princesas já foi, ser a vítima como foi Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, etc… já não condiz mais com as crianças de hoje. Elas não são e nem querem mais ser as vítimas, são protagonistas de suas histórias e tendem a se diferenciar do que foi um conto de fadas. Simplesmente elas são o resultado da transformação que a mulher passou ao longo dos anos… saindo de casa e indo a luta no mercado de trabalho, crescendo e acrescentando em qualquer ambiente.

Acho que aqui fica a reflexão para os pais, pois da minha geração até essa, a mudança é grande e portanto para quem tem filhos pequenos, caso não acompanhem a “cabecinha” deles, certamente vão viver a fase de adolescência com grandes conflitos.

Entendam, se insiram e por fim façam parte desse novo universo que seus filhos estão entrando.

monster high2

Seja mais, seja você!

5 comentários sobre “Padrões de beleza e comportamento: Susi, Barbie e Monster High

  1. Muito bom Erika !! E isso mesmo tudo mudou ! Só um exemplo no antigo e velho ” Parabéns a você ! ” a turma da Júlia naquele momento da música que falávamos com quem será ? Q a Maria vai casar ? Elas cantam vai depender se a Maria vai querer !!! Definitivamente outra geração !

  2. Super interessante esse post. Sabe que nunca havia pensado por esse lado, até porque nem conheço pessoalmente essa tal de Monster High…rs
    Mas lendo a descrição dos pares para as novas estrelas do imaginário feminino, vi meu filho. Ele é exatamente o que vc descreveu, estuda Fashion Design (já tem 22 anos) e me disse outro dia: ‘mãe, para que seu estilo fosse aceito hoje, sem restrições, alguém há muito tempo teve que chocar a sociedade’…hehehe. É… pois é! =]

    • hahaha…. bem colocado o comentário dele! a gente se esquece que antes do que temos hoje, houve quebra de padrões também. Assim como agora alguns estão se quebrando (na verdade ao invés de quebrar, eles circulam, porque tudo volta, porém re-estilizado). :))

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s